top of page

A Difícil Tarefa de Escolher a Escola para seu Filho!


Filho e escola

A maior dificuldade na escolha da escola certa para seu filho vem da insegurança pela tomada da decisão considerada correta. É comum hoje em dia os pais terem dificuldade em acompanhar a rotina de estudos de seus filhos, geralmente pela falta de tempo, em decorrência dos inúmeros afazeres do dia-a-dia, mas acima de tudo, principalmente porque crianças e adolescentes querem se sentir autônomos nas atividades escolares. Mesmo quando enxergam alguma dificuldade, muitos alunos consideram mais fácil não realizar as tarefas do que pedir ajuda. Atualmente os filhos não têm "medo" de tirar notas baixas, simplesmente assumem e não fazem.

Tudo fica mais difícil, pois existe a concorrência de serviços, incluindo escolas, propagandas, ofertas, diferenças entre grades curriculares. Cada escola promete mais do que a outra: materiais didáticos diferentes, horários, quadro de professores, enfim, não dá para sortear e colocar seu filho numa escola só pela aparência. Escola é muito mais do que a secretaria bonita e salas multimídias.

Por esses e outros motivos que os pais devem estar muito seguros e confiantes de que seus filhos estarão bem amparados nas diversas situações que ocorrerão durante o ano letivo e durante a vida escolar de seus filhos. No futuro, quando os filhos já estiverem adultos, não terá como voltar atrás e começar tudo de novo...

A escolha da escola certa deixa os pais tranquilos ao garantir para seus filhos um ensino que proporcionará, além de conteúdo, experiências desafiadoras para os grandes homens e mulheres que irão se tornar.

Nesses 30 anos de atendimento e vivência entre pais, crianças e jovens, sugiro que levem em conta no mínimo 5 passos para garantir uma melhor escolha da escola:

Passo 1: Visite a escola e conheça o ambiente em que seu filho passará horas do dia (as pessoas e o visual devem ser harmoniosos e felizes).

Passo 2: Procure saber sobre a proposta pedagógica da escola, dos projetos, das ações sociais, dos eventos. Você precisa acreditar no que a escola acredita!

Passo 3: Saiba como a escola trabalha com a questão de crenças e religiões. Você deve estar ciente e confiante do que vão trabalhar com seu filho.

Passo 4: Se possível, participe de um evento da escola (antes de matricular seu filho). É interessante ver como as pessoas e funcionários interagem uns com os outros, inclusive com os pais e alunos dentro de todo este contexto.

Passo 5: Converse com os pais e alunos para entender um pouco mais da escola. Verifique o que mais gostam e o que menos gostam (nunca pegue a opinião de uma única pessoa, às vezes as opiniões se divergem muito). Inclusive, atualmente, com a facilidade das redes sociais, você vai poder conferir comentários e fotos. Isso ajuda a conhecer um pouquinho mais do ambiente escolar em que você colocará seu filho por horas diárias.

Em se tratando dos nossos filhos, não podemos arriscar! Por isso, no caso de dúvida, procure um especialista para ajudá-la na escolha. Isso fará você refletir e repensar sobre vários aspectos que você tem que levar em conta na hora da decisão. Afinal, precisamos acreditar que nossos filhos, além de estarem bem acolhidos, terão o melhor para seu crescimento pessoal e intelectual.

*Artigo publicado na Revista Mercado Nobre, Guarulhos/SP, em Fevereiro/2018.

Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Busca No Site
Busca Por Palavra-Chave
Siga Shirlaine Paduin
  • @shirlainecoach
  • @shirlainepaduin
  • LinkedIn Shirlaine Paduin
  • YouTube Shirlaine Paduin
bottom of page