Família & Escola: A Parceria Que Dá Certo!
- Shirlaine Paduin
- 11 de jul. de 2018
- 2 min de leitura

Hoje em dia vemos uma série de queixas na relação família e escola. Um jogo de pingue-pongue com culpas, responsabilidades e obrigações. O aluno fica no meio disso tudo tendo baixo rendimento e baixo desenvolvimento pessoal e social.
Quantas vezes você já viu crianças indisciplinadas, com problemas de relacionamento e dificuldade de aprendizagem?
Com 30 anos de experiência em ambiente escolar, entendo que muitas vezes nos deparamos com esses problemas de várias ordens e constato que, na maior parte do tempo, pais e escola consideram mais "fácil" achar um culpado, do que ir atrás da solução. Isso acontece porque, atualmente, com tanta informação nas mãos, temos pais pedagogos e professores pais, ou seja, estamos invertendo os papéis! E invertendo nos lugares errados...
De uma forma simples e aplicável, como psicopedagoga, coach familiar e mãe de três filhos, desenvolvi uma solução para firmar essa parceria com confiança e qualidade e quero dividir com vocês em 3 Passos:
1 - Não queira inverter os papéis
Os pais, independente da formação profissional, precisam confiar seus filhos aos especialistas que eles contrataram. Ir conversar, entender, procurar ajuda... É fundamental exercer a missão de pais. Se essa conexão entre eles e a escola não existir, devem procurar outros serviços, outra escola.
Os professores, especialistas em suas áreas, devem passar confiança e segurança aos pais. O importante é buscar a solução. Quando deparam com situações que não sabem ou não podem resolver, é necessário que encaminhem para um especialista, sejam transparentes com os pais, desenvolvendo, desta forma, seu melhor trabalho.
2 - Diálogo entre Pais e Escola
Se ambos os lados entenderem que o objetivo é o mesmo, ninguém precisa brigar no meio do processo. Existem diálogos saudáveis, ajuda mútua, transparência, apoio... E só dessa forma conseguimos manter o foco, demonstrar ao aluno que ele pode confiar tanto na escola quanto na família, porque a linguagem será a mesma. Não existirão joguinhos para ver quem ganha, pois todos ganharão com o resultado final.
3 - O aluno é o mais importante
Sempre é preciso lembrar que o motivo da parceria é a criança ou o adolescente. A escola tem como prioridade dar o conhecimento e proporcionar um ambiente saudável para o aluno aprender e se socializar. E os pais precisam estar presentes e serem participativos na vida dos filhos, especialmente na vida escolar, para acompanhar o desenvolvimento e partilhar as emoções e felicidades que a vida escolar proporciona.
Vale lembrar que essa é a melhor época da vida dos nossos filhos e nossos alunos e um dos momentos em que eles mais precisam de nós - pais e escola. Depois, seremos apenas uma lembrança quando estiverem no mercado de trabalho. E tenho certeza que nossa parceria fará com que essa lembrança faça toda a diferença!
*Artigo publicado na Revista Mercado Nobre, Guarulhos/SP, em Maio/2018.
Comments